About us

Sobre a Propeller

(scroll  for english version below)

 

A Propeller é um projeto editorial que nasce com a Hélice – Fotógrafos que usam a fotografia, entidade de formação, programação e criação artística fundada em Outubro de 2016. Complementando a atividade da Hélice, a ‘Propeller’ surge com o desígnio de investigar os diferentes atributos associados à estética fotográfica, no sentido de pensar sobre aqueles que são os paradigmas fundadores do medium, mas também para integrar e partilhar a produção mais contemporânea, dando especial atenção a obras que desafiam o que se entende como ‘campo de expansão da fotografia’.


Com duas edições por ano, a Propeller apresentou-se ao público em Junho de 2017, com a publicação do número 0 (zero), dedicado ao ‘pornográfico’. Apesar de ser um projeto editorial, a Propeller assume parâmetros pouco habituais para uma publicação periódica, a cada edição assumindo um formato singular, determinado pela temática que se propõe investigar, constituindo-se mais como um livro de artista do que como uma revista. Na publicação, a Propeller conta com o apoio da ‘Stolen Books’, sob direção de Luís Alegre, que se junta à equipa da Hélice para pensar sobre esse campo indefinido que une a revista ao livro de artista.


A cada número, a Propeller convida um conjunto diversificado de autores, que se reúne em torno de um paradigma estético-fotográfico. Em média, cerca de 80% do conteúdo produzido e publicado é original, sendo os outros 20% preenchidos por obras e/ou textos seminais particularmente relevantes para aquilo que entendemos como sendo a contemporaneidade da linguagem fotográfica.


Enquanto projeto de investigação artística, a Propeller cria espaço para que coexistam diversos métodos de fazer e de pensar, dando visibilidade tanto à produção académica, como a uma produção menos condicionada pelas matrizes de produção científica. Julgamos que esse risco que assumimos, ao dar ‘carta branca’ aos autores que colaboram connosco, é a força que faz com que, no processo de finalização de cada edição, nos confrontemos com uma obra autónoma e vital, que se apresenta como representação do tema que se propôs investigar.

 

ʘ

 

About Propeller

Propeller was born to promote the space given to photographic expression, but above all to think about the limits of its aesthetics, aiming at sharing original content. In addition to the publication of portfolios and visual essays by authors recognized by the public, at Propeller we’re focused on sharing new prespectives, that somehow potentiate a critical approach to the field of photography.

With each issue, Propeller embraces the challenge posed by one of the many paradigms of photographic aesthetics, inviting a diverse set of authors to jointly prepare a singular proposal on the theme in question. To this end, Propeller also hopes to be a space of critical mass creation, sharing essays, visual poetry and other disruptive works.

With a semiannual periodicity, Propeller is a project by HÉLICE‘s team – Duarte Amaral Netto, João Paulo Serafim, Rodrigo Tavarela Peixoto and Valter Ventura – coordinated by Sofia Silva.